História

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História - Saiba como tudo começou

Em 1995, o casal Frederico Duarte e Priscila Barnabé mudou de Niterói-RJ para João Pessoa-PB, devido a uma proposta recebida por Frederico para ser representante de vendas de uma empresa nesta cidade.
 
Como alternativa de trabalho para Priscila, surgiu a idéia de vender empadinhas. E Empadinhas Barnabé foi o nome escolhido por ser seu sobrenome, consagrando desde então a marca que seria sinônimo de qualidade e aperfeiçoamento constante.
 
Os negócios de Frederico começaram a apresentar resultados pouco satisfatórios e ele resolveu ajudar Priscila no comércio de empadinhas. A princípio, o negócio consistia numa carrocinha com forno à lenha, instalada na orla marítima da praia do Cabo Branco nos finais de semana. Pouco tempo depois, Fred, como é conhecido, abandonou definitivamente a representação e dedicou-se com a esposa exclusivamente ao novo negócio.
 
Como experiência,  resolveram levar para outro lugar a carrocinha com forno à lenha. Optaram em levar num dia de semana logo cedo para o centro da cidade e a instalaram em um ponto de bastante movimento, o Parque Solón de Lucena, a Lagoa. O local não foi favorável às vendas e mesmo após horas, não havia vendido nada. Foi então que uma criança que ali passava falou que no colégio dela venderia muito, pois as crianças iriam adorar. Ouvindo isso, Fred deslocou a carrocinha de imediato para a porta do colégio Marista Pio X, onde, assim que chegou, obteve uma venda bastante animadora.
 
Com o crescente sucesso do negócio, a marca Empadinhas Barnabé começou a ser referência de qualidade na cidade, sendo necessário ampliar as atividades para atender à demanda. Contrataram alguns funcionários e passaram a operar com três carrocinhas localizadas na porta do Colégio Pio X, na praia do Cabo Branco e no Centro Turístico de Tambaú, na praia de Tambaú.
 
No final de 1996, transferiram a carrocinha do colégio para um posto de gasolina no bairro do Bessa. Vendo um grande movimento de consumidores, o dono do posto ofereceu um quiosque que estava ocioso para instalação da empresa. Logo, foi inaugurado o primeiro quiosque das Empadinhas Barnabé , que virou ponto de encontro aos domingos para as pessoas do bairro e bairros vizinhos.
 
Em 1997, decididos em investir todo seu esforço no negócio que estava sendo rentável e promissor, registraram a marca Empadinhas Barnabé no INPI e constituíram a empresa Barnabé Comércio de Alimentos Ltda. E, logo em seguida, resolveram desativar as carrocinhas de rua e instalaram seu segundo quiosque no bairro de Manaíra, que também foi um sucesso e virou parada obrigatória para os jovens da cidade. Neste ponto deram início ao Disk Barnabé, com entrega de empadinhas em domicílio.
 
Em seguida, com seu espírito empreendedor, o casal resolveu abrir seu primeiro quiosque em Shopping e inaugurou um quiosque no Mag Shopping, já com projeto de padronização, pensando em expansão através de franquias.
 
Com uma estrutura maior, agora com três quiosques, foi necessário aumentar a produção de empadinhas. Montaram então, uma cozinha central com câmera fria e estruturaram seu sistema de distribuição adquirindo um veiculo para transporte e abastecimento dos seus pontos de venda. Com isso, a empresa passou a ter grande capacidade de produção, armazenamento e distribuição, com alto padrão de qualidade.
 
Em 2002, visando prestigiar o bairro onde tudo começou, decidiram transferir a loja da quadra de Manaíra para o Cabo Branco, e resolveram reformular a sua entrega em domicilio inaugurando a loja Empadinha Barnabé Express, localizada estrategicamente na rua João Câncio dentro de Manaíra, facilitando assim a sua logística.
 
Em 2004 após analise de mercado, a empresa abriu mais um ponto de venda, agora na zona sul de João Pessoa no bairro dos Bancários junto ao Shopping Sul, oferecendo o serviço de entrega em domicilio. A partir daí, conseguiram dividir as entregas entre a zona sul e a zona norte da cidade, fazendo com que o serviço se tornasse mais eficiente.
 
O ano de 2005 foi de muitas mudanças na empresa. Com a contratação de uma assessoria organizacional, a empresa investiu em profissionalismo, tecnologia e descentralização, contratando pessoas para assumir funções dentro de um novo fluxograma organizacional. Também foi aberta neste ano a primeira loja franqueada, inaugurada em dezembro no Shopping Tambiá, sendo essa o projeto piloto para o plano de expansão de franquias.